BONVENUTO EMPREENDEDOR

Alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio.

“A educação empreendedora visa estimular o desenvolvimento de competências para que crianças e jovens cresçam empoderadas, autoconfiantes e certas de que são capazes de realizar seus sonhos e projetos de vida.”

Com a recém-aprovada Nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o ensino da Educação Financeira como Componente Curricular no Colégio Bonvenuto, tende a ser ainda mais disseminado por contribuir de forma direta ou indireta com as 10 Competências Gerais que são diretrizes desenvolvidas ao longo da Educação Básica, contemplando do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.

O Projeto “Bonvenuto Empreendedor,” tem como objetivo valorizar e apropriar-se de conhecimentos e experiências para entender o mundo do trabalho, o mercado financeiro, econômico e dos negócios, para fazer escolhas alinhadas à cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, criticidade e responsabilidade.

O projeto provoca um engajamento maior nas atividades em sala de aula, fora o ganho de conteúdos que não seriam estudados se não houvesse a Empresa.

Os alunos são estimulados durante o projeto, para que tenham alguns insights desse universo empreendedor, ampliando o leque de experiências e oportunidades, facilitando a construção de seus “Projetos de Vida.”

O Projeto “Bonvenuto Empreendedor” valerá como TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), sendo apresentado no final de cada ano, (do 6°ano Fundamental ao 3° Ensino Médio), para uma banca examinadora formada por Professores e Convidados, tendo sua nota final utilizada em todos os Componentes Curriculares da turma.

Objetivos específicos do Projeto:

Ensinar sobre Projeto de Vida, Educação Socioemocional, Empreendedorismo e Educação Financeira desde cedo, despertando nos jovens, iniciativas e atitudes empreendedoras.

Nesse sentido, destaca-se que o desenvolvimento de competências e habilidades empreendedoras, faz com que o aluno se coloque como o grande protagonista de sua própria história, conhecendo suas potencialidades para criar oportunidades e tornar-se agentes de transformação.