COLÉGIO BONVENUTO APLICA A EDUCAÇÃO 4.0

O tradicional modelo de aprendizagem em salas de aula apenas com lousa, giz e papel já não é suficiente para atender às necessidades das novas gerações de alunos; e nem para acompanhar as evoluções constantes do mundo atual. Por isso, o Colégio Bonvenuto aplica a Educação 4.0 transformando todo conhecimento.

Nesse novo conceito, os alunos não focam apenas em acumular conteúdos. Mas, sim, ter um ensino mais personalizado e significativo, capaz de oferecer a ele o necessário para atuar nas profissões do futuro.

O termo Educação 4.0 está relacionado ao conceito da Indústria 4.0, também chamada de “Quarta Revolução Industrial”, ou seja, a evolução da tecnologia e seu impacto em nosso dia-a-dia.

Quando falamos em Indústria 4.0, seus principais conceitos envolvem a aplicação da tecnologia por meio de indústrias automatizadas, Internet das coisas, Inteligência Artificial, Coleta e Análise de Dados, entre outros.

Nessa nova era guiada pela automação e pelo digital, torna-se essencial que as escolas e universidades sejam capazes de preparar seus alunos para o novo mundo. Focando assim, em um aprendizado para novas profissões e deixando de lado aqueles postos que vêm se tornando obsoletos.

Além disso, na Educação 4.0 acredita-se no ''learning by doing.'' Isso significa que os alunos devem aprender na prática e não apenas na teoria. O ambiente do Colégio tornou-se mais colaborativo e dinâmico.

COMO FUNCIONA

A EDUCAÇÃO 4.0?

A Educação 4.0 não significa apenas oferecer computadores, tablets e equipamentos tecnológicos de última geração. Na verdade, ela demanda uma mudança maior na abordagem do ensino.

O professor deixa de apenas ser o responsável por repassar conteúdo. Ele passa a utilizar a Metodologia Ativa que consiste em assumir o papel de orientador e incentivador para as descobertas de cada aluno.

Desenvolver a habilidade de aprendizagem autônoma, capazes de acompanhar as rápidas inovações e participar da construção do conhecimento.

educacao 4.0 ll.png

Além disso, o ambiente também deve se adaptar a Educação 4.0. Com isso, a flexibilidade em trabalhar em grupos de alunos nas salas, onde cria-se um espaço mais colaborativo, que permite a interação e experimentação.

O aprendizado deve acontecer com o Ensino Híbrido, através de plataformas, aplicativos, jogos e softwares. O material pode ser oferecido online e o momento em sala de aula passa a ser usado para discussões e exercícios práticos.

Os professores são um dos principais pilares para a aplicabilidade desse conceito, incentivando a “mão na massa”, a criatividade, a autonomia, a proatividade, a liderança, o trabalho em equipe, a inteligência emocional, a empatia, a cultura voltada à inovação, ao pensamento crítico, a resolução de problemas, a invenção, a experimentação e outras habilidades dos alunos, que são o grande segredo para que a Educação 4.0 passe a fazer parte do aprendizado.

CB-LOGO-COREL-CONTORNO-BRANCO-CD15.png

O Colégio Bonvenuto disponibiliza todo conteúdo disponível em plataformas digitais. Assim, o aluno pode acessar a qualquer momento, de diferentes lugares. O aprendizado não acontecerá apenas em sala de aula. Além disso, o ensino continua pautado nas exigências da Nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Em um mundo em que a internet se torna cada vez mais acessível e as inovações acontecem rapidamente, é essencial que a forma como aprendemos e ensinamos acompanhe as demandas dessa nova era.