OBA 2020 VIRTUAL

O que é o Oba?

É uma Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Este ano o Colégio Bonvenuto participará da Olímpiada de forma virtual, do 2ºano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

A prova será dia 12/11 (Quinta-feira) -  das 00:01 do dia 12/11/2020 até às 23:59.

O aluno escolhe o melhor horário para realizar a prova.

 

Observação importante:

Todo o suporte aos pais e alunos durante a execução da prova é exclusivo da OBA, que será feito através do e-mail oba.secretaria@gmail.com, pelos números de WhatsApp: (21) 4104-4047, (21) 98272-3810 e (21) 98203-0729. Caso você tenha alguma dificuldade antes ou durante o acesso, utilize os canais informados anteriormente.

Para realizar a prova você receberá um cartão de acesso até dia 11/11

-Como será o cartão de acesso? Uma senha? Um  link?

R: O cartão de acesso será uma folha contendo o nome do aluno, ano que está cursando, login, senha, link da plataforma, entre outras instruções gerais.

-Como os alunos irão acessar a prova?

R: É possível acessar a prova digitando o endereço da plataforma no navegador ou baixando o aplicativo que disponibilizaremos nas lojas de aplicativos principais. E então utilizarão as informações do cartão de acesso. Alunos que realizaram o próprio cadastro não receberão cartão de acesso, pois os dados de acesso já são e-mail e senha criados.

ACESSO AO

APLICATIVO

DE PROVA

ACESSO À

PLATAFORMA

DE PROVA

DÚVIDAS SOBRE A REALIZAÇÃO

DA PROVA OBA VIRTUAL 2020

Posso fazer a prova pelo celular?

R: Sim. Será possível fazer a prova pelo celular utilizando a plataforma pelo navegador ou baixando o aplicativo.

 

Posso fazer a prova pelo Tablet?

R: Se o tablet tiver acesso à internet, sim, da mesma forma que se faz pelo celular.

-Meu computador tem o sistema operacional LINUX, vou conseguir fazer a prova?

R: Sim. Basta abrir seu navegador, digitar o link da plataforma, logar e realizar a prova.

 

-E quais configurações necessárias no celular ou computador para acessar a prova e aplicativo?

 

R: Pelo computador: basta ter acesso à internet e um navegador, tal como utiliza para realizar qualquer pesquisa na internet. Digitar o link de acesso à prova, colocar login e senha e fazer a prova.

Pelo Celular: Deverá ter um sistema operacional Android ou IOS (Apple). Então, basta ter acesso à internet e um navegador e realizar o procedimento igual seria no computador (acima explicado). Ou procurar o aplicativo em sua loja de aplicativos, fazer o download do aplicativo de prova, preencher login e senha e realizar a prova.

 

O aluno precisa de internet para realizar a prova?

R: Pela plataforma sim. Mas pelo aplicativo, teremos uma opção de fazer a prova off-line. Neste caso, será necessário ter internet somente para baixar o aplicativo e sincronizar a prova, e após terminar a prova para sincroniza-la novamente e o aplicativo fazer o upload das respostas na plataforma.

-Quando estará disponível esse App?

R: A equipe do suporte da plataforma está finalizando os testes, ao longo da próxima semana o aplicativo será disponibilizado nas lojas de Aplicativos.

- Qual seria o nome do app?? Qual o nome do aplicativo para fazer a prova offline?

R: OBA Provas.

-O aplicativo estará disponível para android??

R: Sim. Para Android e IOS (Apple).

-Em relação a plataforma que o aluno vai realizar a prova, é de fácil acesso? O que ele deverá preencher no momento da realização da prova?

R: Sim. É de fácil acesso. O aluno somente precisará acessar a plataforma pelo navegador de sua preferência, digitar o login e senha do cartão de acesso, e realizar a prova.

 

Quanto tempo o aluno terá para fazer a prova?

         R: 2ºano ao 9º ano – 2 horas de prova

              Ensino Médio – 3 horas de prova

-O aluno pode parar o tempo de prova e retornar depois?

R: Não. A partir do momento que o aluno inicia a prova, começa a contar o cronômetro e ele terá as 2 ou 3 horas, conforme a série já explicado anteriormente, para concluir a prova, não podendo parar e retornar posteriormente.

Haverá tempo por questão?

R: Não. Somente tempo total de prova.

Quantas questões a prova terá?

R: A prova será formada por 10 questões, sendo 7 de astronomia e 3 de astronáutica.

-A prova é objetiva ou discursiva? As perguntas vão ser de multiplica escolha?

R: A prova será formada por questões de: múltipla escolha: falso ou verdadeiro ou múltiplas respostas, isto é, uma questão com vários itens, mas para cada item haverá até cinco alternativas de respostas, e objetiva.

-Posso passar para a próxima questão se não souber responder a questão atual, naquele momento?

É possível retornar entre questões?

R: Não. Somente pode passar para a próxima questão, quando respondida a questão atual.

-Uma vez marcada uma opção de resposta na prova, posso trocar em algum momento?

R: Não.

-As provas serão diferentes?

R: Sim. Teremos um banco formado por diversas  questões, separadas por grau de dificuldade e o sistema sorteará as questões do banco de forma aleatória para cada aluno, de forma que não haverá provas idênticas.

 

- Como vou enviar os cálculos que serão feitos das questões da prova?

R: Não precisará enviar. Nesta modalidade de questões objetivas, o cálculo feito para o aluno o direcionará para responder as questões de forma correta, mas ele não será enviado para a OBA.

PROBLEMAS COM A INTERNET OU OUTROS TIPOS DE PROBLEMA DURANTE A PROVA

Se o aluno não conseguir acessar a prova, o que acontece?

R: Ele perderá a oportunidade de participar da OBA 2020. Infelizmente, só será permitida a participação no dia 12. No momento da aplicação da prova, haverá "plantão online" da OBA para sanar dúvidas de acesso ou outras pertinentes

Haverá plantão do suporte da OBA durante a aplicação da prova? Será por qual canal? Pelo site da OBA? Sistema de prova? Via plantão no YouTube?

R: Haverá plantão pelo e-mail oba.secretaria@gmail.com, pelos números de WhatsApp: (21) 4104-4047, (21) 98272-3810 e

(21) 98203-0729.

E se a internet cair na Hora da prova, tem como fazer depois? ou no mesmo dia se a internet voltar? É só conectar novamente ou precisa entrar em contato com o suporte por algum lugar?

R: Se a internet do aluno cair durante a prova, e retonar rápido, ele pode simplesmente abrir o navegador novamente, logar e continuar a prova exatamente de onde ele parou, porém o tempo que ficou sem fazer a prova continua contando (por isso só se aplica se voltar rapidamente). Já se a internet caiu e demorou para voltar, o aluno perdeu muito tempo de prova, então ele deverá imediatamente entrar em contato com a OBA através dos números (21) 4104-4047 (WhatsApp ou ligação) ou (21) 98272-3810 e informar o ocorrido. Verificaremos no sistema quanto tempo o aluno permaneceu ativo na prova, se de fato ele não avançou nas questões, se considerarmos que está tudo certo, ativaremos a prova do aluno com novo cronômetro para que ele possa voltar para prova novamente. Caso seja verificado que o aluno antes de cair a internet, passou por todas as questões de prova, ele não poderá fazer a prova novamente e será desclassificado, pois será considerado má fé.

CB-LOGO-COREL-CONTORNO-BRANCO-CD15.png
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

CONTATO

SAIBA MAIS

LOCALIZAÇÃO

Rua Dona Benedita,185

 

Vila Rosália/Guarulhos

CEP: 07072-130