top of page

[Jornal Bonvenuto] Festa junina - 2022




Nesse clima de festa que junho nos traz, é sempre bom relembrar um pouco da história que tornou essa tradição tão famosa em todos os cantos do Brasil.

A presença da festa junina sobressai a existência dos mais de 500 anos do país e nos foi trazida pelos portugueses na época da colonização. Segundo historiadores, nasceu com povos pagãos em momentos de festividade pela passagem da estação da primavera para o verão, ocasião também conhecida como “solstício de verão”. Ao que tudo indica, era uma festividade com a finalidade de afastar maus espíritos e pragas que poderiam devastar a colheita.

Muito embora tenha sido trazida de cunho único religioso, hoje, a festa junina no Brasil é considerada festa popular, comemorada por pessoas de todo o país independente de suas doutrinas. Ademais, a festa evoluiu junto com seu mais novo jeitinho brasileiro, associando-se a atributos rústicos tradicionais dos moradores de âmbito rural.

A origem dos trajes típicos de Festa Junina deve muito à corte portuguesa do período colonial. Afinal, de modo geral, foram os aristocratas que trouxeram as quadrilhas para o Brasil. O traje tradicional para os homens é o básico: camisa quadriculada, calça remendada com panos coloridos, assim como chapéu de palha. Por outro lado, para as mulheres, o vestido colorido de chita é ornamentado com muitas fitas, flores e belos chapéus de palha. Bem no jeitinho de caipira!

A fogueira na festa junina simboliza a proteção dos maus espíritos, que atrapalhavam a prosperidade das plantações. A festa realizada em volta da fogueira é para agradecer pelas fartas colheitas. Além disso, como a festa é realizada num mês frio, serve para aquecer e unir as pessoas em seu redor, já a tradição de soltar balões veio de Portugal, lá era comum soltarem 5 balões para anunciar o começo da festa junina. Além disso, era uma homenagem aos santos, por pedidos atendidos, geralmente de namoro ou casamento, porém, essa prática deu início a grandes incêndios, e passou a ser proibida.

A dança típica mais famosa das festas juninas é a quadrilha. A quadrilha é um estilo de dança folclórica coletiva muito popular no Brasil. Ela teve origem na Inglaterra, no século XIII e foi se popularizando por todos os povos. Algumas características da dança são:

- Dança em pares

- Roupa Caipira

- Música Caipira

Junto com a dança temos as brincadeiras, entre elas a mais famosa: A pescaria. Essa brincadeira é em homenagem aos camponeses que praticavam e ainda praticam a pesca em busca do próprio sustento. Entre outras brincadeiras temos:

- Boca do palhaço

- Argolas

- Correio Elegantes

- Entre outras.

Não é novidade que o cardápio de festa junina é bastante diversificado, e apesar dessa variedade os principais ingredientes utilizados nas receitas, tanto doces quanto salgadas são o milho-verde, a mandioca, o amendoim e o coco. Os pratos mais tradicionais são milho cozido, bolo de fubá, pipoca, canjica, arroz doce, pamonha, curau, pé de moleque, entre outras delícias.

Como junho é uma época de frio as bebidas mais consumidas são quentão, vinho quente, chocolate quente com paçoca, batida de amendoim, chá de maçã, chá de amendoim etc.

bottom of page