Recebemos Cláudio Falcão, Diretor do Sistema de Ensino pH e Autor Responsável pelo material de Geografia

March 27, 2019

Prestar atenção nas aulas, focar-se nos erros e fazer um planejamento de estudo. Está aí um bom caminho para ter sucesso no ENEM, e nos vestibulares, que estão cada vez mais concorridos. As dicas são do professor Cláudio Falcão, diretor do Sistema de Ensino pH, que proferiu palestra nesta terça-feira (26) aos alunos do Ensino Médio.

Com 22 anos de experiência em sala de aula e responsável pelo material de Geografia do sistema pH, Cláudio Falcão foi bem claro e direto com os alunos, colocando-os a par da real situação. “As pessoas brincam dizendo que a palestra não é motivacional, é ‘desesperacional’. Eu dou uma puxada para o chão, mostrando qual é a realidade que eles estão vivendo, que a coisa é muito mais séria do que imaginam às vezes. O grau de competição é muito grande”, alerta.

O sucesso depende de muita dedicação, de uma decisão que só pode ser tomada pelo próprio aluno, neste caso de estudar, frisa o palestrante. Depois de definir o que quer, o estudante precisa tornar esse estudo mais eficiente e produtivo. Deve ter um plano de estudo, listar erros passados, estabelecer rotinas e, principalmente, estar consciente que não pode cometer os deslizes anteriores, explica Cláudio.

“Nós costumamos usar prova para produzir nota e prova não é para nota, é para produzir diagnóstico. No fundo eu não quero saber se ele tirou 8, não me importa. O que importa numa prova é que ele errou duas questões”, diz. O processo é inverso. “A estratégia tem que partir do que não se sabe e, através disso, criar um diagnóstico, uma intervenção no processo educacional”, orienta.