TEATRO NA MATRIZ CURRICULAR

DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

(6o Fund. ao 1o Médio)

POR QUÊ FAZER TEATRO?

Imagine um lugar onde você pode ser o que quiser. Se jogar, se libertar das amarras psíquicas e sociais, fazer amigos e, ainda, estimular o corpo e a mente de forma integral. E mais! Imagine que esse lugar será responsável por momentos de bem-estar, além de lhe proporcionar um maior conhecimento de si mesmo.

Já parou para pensar em como estudar teatro pode mudar a sua vida?

WhatsApp Image 2020-05-29 at 07.51.34.jp

Teatro é uma das manifestações artísticas mais ricas e poderosas, por tratar-se de descobertas, experimentos, conhecimentos e compreensões complexas sobre nossa própria existência.

Objetivando proporcionar uma formação que priorize e favoreça o pleno desenvolvimento das competências e habilidades, priorizando uma prática pedagógica interativa, crítica, reflexiva, criativa, consciente, responsável e solidário, tendo como base os valores morais, éticos, afetivos, emocionais e sociais.

O Teatro é um grande instrumento para o desenvolvimento das Inteligências Múltiplas, sendo elas: Inteligência lógico-matemática; Inteligência espacial-visual; Inteligência verbo-linguística; Inteligência interpessoal; Inteligência intrapessoal; Inteligência naturalista; Inteligência corporal-cinestésica e a Inteligência musical.

Por isso, podemos afirmar que fazer Teatro é tão importante para o desenvolvimento humano!

WhatsApp Image 2020-05-29 at 15.47.17.jp

Como o teatro pode modificar aspectos da minha vida pessoal?

Promoção do autoconhecimento.

Quem faz teatro desenvolve muito o autoconhecimento, isto é, sabe mais sobre si mesmo e, por isso, torna-se uma pessoa mais confiante.

Quanto mais o ator se trabalha, mais consegue interpretar nas circunstâncias exigidas pela personagem e assim, transmitir verdade por meio de sua atuação.

Aumento da autoestima.

A descoberta de novas competências, principalmente por meio de uma arte tão completa, faz com que o aluno de teatro adquira certas habilidades que não possuía, ou aprimore algumas habilidades que não dominava.

Isso faz com que o aluno olhe para si mesmo, tome consciência de seu potencial e passe a gostar do que vê. A pessoa que estuda teatro desenvolve sua autoestima.

WhatsApp Image 2020-05-29 at 13.32.55.jp

Melhora da timidez.

É difícil imaginar, mas a maioria dos estudantes de teatro alega que são tímidos, e por esse motivo, procuram um curso de artes cênicas. Se esse é o seu caso, não deixe a timidez te afastar do palco.

Quando as pessoas tímidas decidem encarar o desafio de se unir a um grupo de teatro, elas costumam se sair muito melhor do que os ditos extrovertidos. Introvertidos são inteligentes, buscam sempre melhorar e acabam encontrando no teatro a forma ideal de expressão pessoal.

Criação de consciência corporal.

O ator é o seu próprio instrumento de trabalho, logo precisa cuidar e desenvolver suas movimentações da melhor forma possível. Todo o trabalho de interpretação realizado durante a peça promove em um aluno de teatro a consciência corporal como ele nunca experimentou antes.

É possível notar a melhora da dicção e de movimentos corporais que ficam mais expansivos e naturais com o passar do tempo. O estudante de artes cênicas rompe suas limitações  e recebe grande ajuda no aperfeiçoamento da sua consciência motora.

Fortalecimento de relações sociais

Por mais que o ator tenha a si mesmo como instrumento de trabalho e, por esse motivo, seu desenvolvimento pessoal é potencializado, é preciso lembrar que ele não está sozinho no palco. Fazer teatro é trabalhar em equipe. Mesmo estando em um monólogo, um ator nunca está só. Por isso, aprender a interagir socialmente de forma efetiva trará benefícios tanto pessoais quanto profissionais.

Acionamento de foco e memória

Manter o foco e a concentração são habilidades pouco desenvolvidas e muito requeridas hoje. Nesse sentido, o teatro pode ajudar e muito. O ato de trabalhar com textos longos para que na encenação tudo saia correto faz com que a memória seja ativada e o foco seja requerido.

Por mais que foco, concentração e memória sejam acionados durante a atividade teatral, vale lembrar que treinar essas habilidades será extremamente benéfico para qualquer área no futuro.

Ativação da criatividade

Para se tornar mais criativo, nada melhor do que sair da rotina e poder ser, mesmo que por algumas horas, pessoas diferentes. Uma das grandes magias do teatro é proporcionar que o aluno adquira conhecimento e diversos pontos de vista por meio da variedade de personagens que ele interpretará!!!