HORA DO HINO

Coordenação Pedagógica, Professores, Funcionários e Alunos da Educação Infantil, 1° e 2° anos do Ensino Fundamental - Anos Iniciai

bandeira-capa-1217911.jpg

O Hino Nacional é um símbolo da pátria, representa o nosso povo e a valorização do nosso país. Ele tem a letra de Joaquim Osório Duque Estrada e a música de Francisco Manoel da Silva. Surgiu na época da independência do Brasil.

 

O Hino deve ser trabalhado através de sua letra e seu significado. As palavras que aparecem são da época que foi criado no século XIX.

O hábito do Hasteamento da Bandeira Nacional e a execução do Hino Nacional Brasileiro, surgiu em 1932, considerado sinal de amor à pátria. E nós do Colégio Bonvenuto ensinamos e seguimos nossa Cultura, cantando o Hino Nacional todas as quartas-feiras.

 

O Colégio Bonvenuto promove semanalmente com os alunos e professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais, o “Hasteamento da Bandeira Nacional com a Execução do Hino Nacional Brasileiro.”

Ato Cívico exigido na Lei Federal N° 5.700/71.

O Hino Nacional é um dos símbolos da Pátria que representa seu povo, sua história, sua cultura e seu orgulho. Sua letra tem palavras pouco usadas no cotidiano, de difícil entendimento, sendo necessário uma ação pedagógica para sua compreensão e entendimento.

Mesmo com essa obrigatoriedade, percebe-se que o Hino Nacional, é pouco conhecido em sua íntegra pela população.

Diante desse contexto, o projeto acontece com a realização periódica do Ato Cívico, objetivando o significado real do patriotismo, amor pela Pátria, culto ao Civismo, respeito ao próximo, à Pátria, à Bandeira, às Leis e ao País.

Tendo em seu objetivo principal, que os alunos:

  1. Conheçam a letra e a música do Hino Nacional Brasileiro;

  2. Valorizem o Hino Nacional e a Bandeira Nacional;

  3. Desenvolvam o senso de patriotismo, resgatando a autoestima;

  4. Ampliem seu repertório;

  5. Vivenciem momentos de respeito e amor à pátria;

  6. Aprendam a postura adequada e correta no momento da execução do Hino Nacional;

  7. Saibam se comportar e cantar nos eventos sociais, esportivos, culturais, festivos, comemorativos ou de qualquer outra natureza;

  8. Conheçam a história e a interpretação da letra do próprio Hino, tendo toda simbologia trabalhada em aula.

 

Objetivos Específicos do Projeto:

 

O Projeto tem em seus Objetivos Específicos a conscientização para trabalhar a postura correta, posicionamento, condutas coletivas, cidadania, valores e a interpretação da letra do próprio Hino.

Compartilhar boas práticas com os alunos e motivá-los a promover um presente de respeito e um futuro de esperança!