Olimpíadas Científicas

Alunos do Ensino Fundamental - Anos Iniciais e Finais e Ensino Médio.

As Olimpíadas Científicas são competições para alunos do Ensino Fundamental e Médio, com o objetivo de incentivar e encontrar talentos nas diversas áreas do conhecimento, tais como Matemática, Química, Astronomia, Redação, História, Linguagem, Biologia, Geografia, Robótica e Física, entre outras. São eventos muito importantes para a divulgação científica e para despertar vocações.

Quando um aluno se prepara para a disputa de uma olimpíada, ele desenvolve o hábito da pesquisa, do estudo, da procura incessante pelo conhecimento, pela descoberta do novo. A participação desperta a vocação científica e ele passa a se sentir desafiado pelos concorrentes ou pelo próprio conhecimento, além de criar o hábito de trabalhar em equipe e de estudar objetivamente, com a parceria de um professor tutor.

As Olimpíadas Científicas são uma excelente forma de auxílio na escolha profissional e um meio de ingresso utilizado em diversas universidades no Brasil e no exterior.

No Colégio Bonvenuto, existe um programa de treinamento para as Olimpíadas Científicas, no qual os alunos são preparados através de aulas teóricas e da resolução de exercícios, que têm o objetivo de aprofundar os conteúdos lecionados nas aulas regulares. Os alunos que frequentam este programa, através dos Plantões de Dúvidas, são alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Nas aulas de Química, por exemplo, além dos alunos que têm o objetivo de disputar olimpíadas, outros procuram o programa para aprofundar conceitos de certos conteúdos, desenvolver metodologias de estudo e investigação. Muitos alunos disputaram várias olimpíadas e alguns deles, já conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze.

A participação do aluno nas Olimpíadas Científicas, traz crescimento pessoal e acadêmico, podendo ainda, chamar a atenção de diversas Universidades no Brasil e no Exterior, que costumam levar em consideração esse tipo de atividade, realizada durante o Ensino Fundamental e Ensino Médio. Muitos alunos brasileiros que participaram de Olimpíadas Internacionais, conseguiram ser admitidos em Universidades como Yale e Harvard, por exemplo.