Primeiro Simulado Enem - Ensino Médio.

Cara aluno e cara aluna,

O Simulado está chegando! Vamos falar um pouco sobre isso?

Por mais evidente que pareça a importância de se treinar para uma prova específica em uma situação que se assemelha (e muito!) com a situação real que será enfrentada por você, no final do ano, gostaríamos de pensar um pouco sobre o que está envolvido nesse treino, além da questão dos conteúdos propriamente ditos. Vamos pensar um pouco no corpo, na emoção, na mente e no tempo.

O corpo tem uma importância que, às vezes, não é tão evidente... Porém, passar 5 horas e meia fazendo uma prova, em uma mesma posição, sentado(a), não é uma tarefa indolor para quem não tem esse hábito... Você já deve ter sentido isso na pele...

Já a emoção está relacionada com o impacto que você sente ao pegar

um caderno com 90 questões de disciplinas variadas (e, conforme o dia, uma redação). O coração dispara? Vem aquela aflição monstruosa? A visão do conjunto do trabalho pode ser avassaladora e ter um impacto muito negativo. O seu aspecto emocional precisar entender (sim, a emoção também entende...) que você pode passar (e com sucesso!) por esse processo; e a emoção só entende isso, verdadeiramente, na prática.

Quando falamos da mente, surge a questão sobre a qual muito já se falou: a dificuldade de concentração. Então, é fácil imaginarmos o desafio que é manter o foco em uma atividade intelectual durante tantas horas seguidas e... tentando manter a qualidade da atenção. Podemos ousar uma metáfora: “a mente é um músculo”. Por isso, precisa de treino, senão fica fraca... E queremos, claro, uma mente campeã!

Já com relação ao tempo, sabemos que esse é um fator chave no sucesso em exames desse porte. Você deve conseguir uma organização precisa do tempo que dedica às diferentes questões e à escrita da redação, de forma a garantir seu melhor desempenho. Afinal, quantas vezes o “não deu tempo...”?

Vemos, assim, quantos treinos ocorrem em um simulado: o do corpo, o da emoção, o da mente e o do tempo. E, claro, muito treino quanto aos conteúdos!

Então, vamos lá! Há muito treino a ser feito!

Saudações acadêmicas!

Aos alunos, pais e responsáveis.

Comunicamos que nos dias:

• 26/04/2019 (sexta-feira) e 03/05/2019 (sexta-feira) os alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio realizarão o primeiro Simulado ENEM, que ocorrerá no contra turno, tendo duração das 13h30min às 19h, com permanência mínima até 16h;

Essa Avaliação já se encontrava agendada em nosso cronograma anual, disponível no site do Colégio, sendo produzida pelo próprio Sistema pH, de acordo com os conteúdos trabalhados na apostila 1, 2 e pré requisitos anteriormente estudados. A nota obtida será utilizada, juntamente com as demais avaliações e trabalhos, para compor a média do 2º trimestre.

Importante:

• Essa avaliação NÃO POSSUI SUBSTITUTIVA, pois o gabarito já é liberado no dia seguinte pelo Sistema de Ensino.