Por quê estudar Tecnologia e Robótica Maker?

A transição para uma educação mais completa e com mais significado

O objetivo da Cultura Maker na Educação é introduzir o aluno na prática, sendo uma adaptação da ideia do "Aprenda Fazendo", porém voltada para o Ensino. Sabemos que é de suma importância que busquemos diminuir cada vez mais a distância entre a teoria e a prática.

O COLÉGIO BONVENUTO POSSUI

TECNOLOGIA E ROBÓTICA NA MATRIZ CURRICULAR

DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO!

(Do 1º ano Fund. Ao 2º Médio)

A Cultura Maker, Tecnologia e Robótica Educacional estimula o aprendizado investigativo por meio da prática, trabalhando os conteúdos de diversas disciplinas durante a construção dos robôs. Os alunos desenvolvem a coordenação motora fina, a lógica, as emoções, o intuitivo, a criação, as relações em grupo e o espírito de liderança.

Essas experiências treinam o cérebro para que a teoria faça mais sentido ao ser combinada à prática, facilitando assim todo e qualquer aprendizado!

Festival de Robótica!

No último ano (2019) foram selecionadas 8 equipes do Fundamental II para participar e se divertir, sendo orientadas.

O objetivo do torneio foi:  Atuar como instrumento para a melhoria do Ensinos Fundamental II, bem como desenvolver jovens talentos que possam ser estimulados para carreiras técnico-científicas. Para isso, simulamos um ambiente real de torneio, onde o desafio aconteceu.

A estreia no 5º festival de Robótica do Colégio Bonvenuto que aconteceu em no ano 2019 no Parque Tecnológico de Sorocaba, foi um sucesso!

O evento foi realizado pela via Maker Education, que teve como tema para as arenas: Cidades do Futuro; sendo 105 equipes com 1100 estudantes de 6 a 16 anos participando nos dois dias de competição.

As equipes inscritas fizeram seus treinamentos e testes de equipamentos com objetivos pré-definidos que foram conhecidas pelos participantes na hora e que foram superados, etapa a etapa pelos seus robôs, vários desafios sendo encarados rumo às semifinais. E aí haja coração e garganta!!!

E quem dominou a programação nas pontuações finais nas duas etapas principais?

Nada mais, nada menos que:

A equipe de Robótica do Colégio Bonvenuto sob a orientação do professor Fernando Moraes.

O ranking foi:

1. Round 1 – Primeiro Lugar

2. Round 3 - Primeiro Lugar rumo às semifinais; “e detalhe” com a maior pontuação do festival.

3. Semifinais – Terceiro Lugar recebido orgulhosamente em sua estreia.

E nós aqui, já com gostinho de quero mais!!! A modalidade enlouqueceu os apaixonados por robótica.

A iniciativa principal do Colégio Bonvenuto é destacar e estimular o desenvolvimento de todos os seus alunos, promovendo estratégias inovadoras que incentivem a participação, desenvolvimento e habilidades interpessoais dos participantes.